Projeto para um de nossos sobrados modernos a ser construído no município de São Roque, São Paulo.

As características naturais do terreno foram elementos decisivos durante todas as etapas do processo de elaboração deste projeto arquitetônico. Caracterizado pela existência de bosque com vegetação nativa em sua metade posterior e pelo forte aclive, o lote em questão sugere a implantação da casa na cota média do terreno, preservando assim a mata nativa em sua totalidade e gerando uma fachada tipo mirante dotada de vista semi panorâmica para todo o entorno.

A construção deste sobrado moderno encontra-se dividida em duas etapas distintas. A primeira, caracterizada pelo uso da alvenaria e do concreto aparente, compreende as fundações, muros de arrimo, lajes e piscina. A segunda, quase toda industrializada, abrange o pavilhão residencial principal. Esta casa fora concebida segundo os parâmetros de uma obra de excelência, utilizando de sistemas construtivos de ponta e materiais de extrema qualidade, tais como a estrutura metálica laminada, vedações em aço corten, caixilhos de alumínio, forração em madeira e paredes termo isoladas em lã mineral.

O forte contraste entre o delgado pavilhão metálico e o robusto embasamento de concreto e pedra mostra-se como a característica arquitetônica mais marcante deste projeto. A harmonização entre estes dois elementos é dada, em sua maior parte, pelo projeto paisagístico tropical que, além de embelezar a arquitetura, também presta-se a proteger a mata nativa. O objetivo final deste trabalho é elaborar um plano de construção residencial que cause o menor impacto possível na área verde existente e propicie ferramentas para sua adequada preservação.