Local: Luas do Rio Verde, MT
Área da Construção: 250 m²
Área do Terreno: 1000 m²
Local: Luas do Rio Verde, MT
Área do Terreno: 1000 m²
Área da Construção: 250 m²
Ano do Projeto: 2019 - 2020
Período de Execução: 2021
Equipe: Pedro Cornetta, Luigi Borges
Projetos Complementares: Latar, Rewood
Projeto para residência de com estrutura em madeira laminada colada a ser construída em Lucas do Rio Verde, no estado do Mato Grosso.
A sustentabilidade neste trabalho mostra-se presente tanto nos aspectos conceituais de implantação, eficiência energética e também nas questões construtivas. A implantação do projeto leva em consideração a criação de um pequeno bosque à frente do terreno e dedica a este mais da metade da área disponível no lote. A estrutura esbelta e os grande planos envidraçados estreitam ainda mais a relação entre a arquitetura e o paisagismo. Os materiais naturais utilizados de forma crua (madeira, pedra e concreto) acabam por fundir a materialidade arquitetônica ao maciço de árvores proposto e desta maneira é colocado, de maneira explícita, o diálogo harmônico entre o natural e o construído.
Esta residência foi inteiramente concebida tendo em vista a otimização de seu processo construtivo. Para tanto fizemos uso de vários sistemas construtivos industrializados utilizados amplamente em nosso portifólio. A estrutura foi totalmente foi concebida em MLC (Madeira Laminada Colada) com conexões metálicas embutidas. O único elemento estrutural que não será executado em madeira será a viga metálica laminada em aço carbono na fachada frontal por conta do vão pleno. As lajes foram projetadas em painel wall, cuja instalação à seco permitirá grande agilidade na construção. A cobertura foi elaborada em telha-forro termo-acústica e as vedações externas serão em painel metálico termo-isolado em galvalume e poliuretano. As divisórias internas, assim como em outros trabahos, serão em drywall com isolamento em lã de rocha ou similar.
A eficiência energética, conforto ambiental e a durabilidade encontram-se como elementos norteadores na concepção arquitetônica do sistema de cobertura: seus grandes beirais eliminam dos dormitórios a insolação excessiva e também a protegem a estrutura das intempéries. Seu projeto utilizando apenas uma água de caimento com inclinação gentil facilita a captação pluvial do mesmo para reuso na irrigação. A telha-forro termo-acústica em poliuretano injetado, além de ter ótimo conforto térmico, também possibilita grande economia na estrutura de madeira e nos acabamentos internos pois dispensa o uso de forrações.
Este trabalho constitui um consistente exemplar de arquitetura sustentável, eficiente e transgressora.
Supraestrutura: Madeira laminada colada (MLC)
Lajes: Laje seca painel wall
Cobertura: Telha termo acústica
Vedações: Painél de galvalume pré-pintado com isolamento em poliuretano injetado