Local: Sertãozinho, SP

Área da Construção: 100 m²

Área do Terreno: 1000 m²

Local: Sertãozinho, SP
Área do Terreno: 1000 m²
Área da Construção: 100 m²

Ano do Projeto: 2016
Período de Execução: 2016 - 2017

Equipe: Pedro Cornetta, Luigi Borges
Projetos Complementares: Perticarrari, Júlio Favaro

Projeto para loft na cidade de Sertãozinho, região metropolitana de Ribeirão Preto, interior de São Paulo.

O trabalho em questão trata-se de um ampliação residencial por meio da construção de um loft metálico conectado ao corpo principal do sobrado original (ao fundo) e criação de um grande terraço a ser utilizado como área de lazer e mirante. A nova área de lazer descoberta e o pavilhão encontram-se intimamente conectados através do uso de grandes planos envidraçados.

Optou-se pelo emprego da estrutura metálica na confecção do projeto devido sua grande praticidade por conta de seu peso reduzido, facilitando assim o manejo e instalação das peças em pleno expediente comercial no centro da cidade. Outros fatores decisivos na escolha do material foi sua qualidade superior de acabamento aliada uma potência estrutural bem superior, resultando em uma estrutura mais elegante e com maior apelo ao estilo “industrial”, que também se encontra presente na escolha de alguns itens do mobiliário e decoração.

O desejo por um projeto conciso e limpo, bem ao estilo minimalista, encontra fundamento também no emprego dos fechamentos envidraçados que, além de agregar leveza e o devido destaque aos elementos estruturais, permitem plena integração visual da área interna com a bela área de lazer equipada com spa de hidromassagem. Aqui não existe demarcação clara entre o que está dentro e aquilo que está fora. O convívio foi pensado como um fluxo contínuo que permeia todo o trabalho.

A escolha da madeira como elemento de acabamento principal se dá pela busca do estabelecimento de um clima um tanto intimista e de aconchego mesmo com o emprego dos grandes vidros. O assoalho maciço e o deck, ambos em madeira cumaru, tendem a fundir-se nas grandes perspectivas abertas e estreitar ainda mais as relações entre o espaço coberto e o terraço.

O grande espaço aberto dedicado ao lazer e convívio encontra apoio também na condição privilegiada de vista semi-panorâmica para toda a cidade. Implantado no coração da cidade, o grande deck oferece condições de mirante para apreciação da paisagem e também estreita as relações do nosso loft com a malha urbana. Este projeto mostra-se como interessante estudo acerca das possibilidades e viabilidades da construção e manutenção de moradias, inclusive de alto padrão, nos centros urbanos.

Supraestrutura: Estrutura metálica

Lajes: -

Cobertura: Telha termo acústica

Vedações: Alvenaria