Projeto para casa térrea tipo loft em estrutura metálica com aproximadamente 180 m² a ser construída na cidade de Americana em São Paulo.

O presente trabalho se presta a atender a demanda por uma habitação de porte médio a ser implantada em terreno com área superior a mil metros quadrados. Devido a generosidade do lote optamos pela implantação de uma casa térrea no meio do terreno gerando assim duas grandes áreas verdes, ou bolsões paisagísticos, que conferirão a residência boa privacidade e ótimo conforto além de contrastarem lindamente com a arquitetura proposta, bem minimalista e racionalizada.

O emprego da estrutura metálica como principal solução construtiva do projeto se deve a vontade de estreitar a conexão da casa com os jardins ao redor. Para tanto foi desenvolvido um sistema estrutural leve em aço carbono que permitirá, além de uma obra rápida, obtermos grandes vãos livres na área do convívio e também a execução dos enormes beirais de três metros que circundam a área da planta, protegendo assim todas as áreas envidraçadas da casa.

Visando uma melhor eficiência energética e também a redução das patologias oriundas de umidade excessiva decidimos implantar toda a casa sobre uma laje piso de concreto elevada em relação ao solo. A adoção desta solução permitirá, além de um sistema de climatização muito mais econômico, custos anuais bem menores com manutenções prediais sobretudo nas paredes externas.

Na área de design de interiores optamos pelo uso de grandes planos de madeira como acabamento de forro e piso dos dormitórios para ‘fundirmos” ainda mais os espaços internos com o paisagismo. Para a área de convívio e garagem utilizamos o polimento da laje como acabamento final devido a sua alta durabilidade, estética neutra e baixo custo.

Escopo Construtivo:

– superestrutura: colunas e vigamento em perfis laminados de aço carbono e laje-piso concretada in loco;

– cobertura: telha termo-acústica com poliuretano injetado;

– vedações: alvenaria de solo-cimento aparente;

– esquadrias: vidros temperados com caixilhos de alumínio;

– divisórias: drywall com isolamento em lã mineral ou similar;