Projeto para loft em concreto aparente e estrutura metálica com aproximadamente 200 m² a ser construída na cidade de São Paulo.

Obter o melhor aproveitamento do lote urbano em questão foi o grande tema deste trabalho. Devido as suas características restritivas (o lote tem apenas 10 metros de frente e 30 de comprimento) pensamos uma estrutura que permitirá a plena utilização do comprimento transversal do terreno. Para tanto projetamos grandes empenas estruturais de concreto aparente nas duas divisas laterais ligadas por um tabuleiro composto por vigas metálicas e laje steel deck. O conjunto estrutural, semelhante a uma ponte ou passarela, permitirá a eliminação dos recuos laterais para que possamos tirar o melhor proveito possível dos afastamentos frontal e posterior e também obter uma planta totalmente livre devido a ausência de colunas.

O grande caixote de concreto aparente e estrutura metálica é completamente integrado aos jardins por meio de grandes planos envidraçados devidamente protegidos da insolação e das chuvas por meio de balanços nas lajes de ambos os pavimentos e por um sistema de brises em madeira na fachada. A orientação das aberturas está situada no sentido noroeste / sudeste, enquanto o forte sol do poente encontra-se devidamente bloqueado por uma das empenas laterais.

A proposta do uso racional do terreno urbano também se mostra evidente na adoção de toda a cobertura do loft como um terraço ou rooftop que, além de ser um belíssimo mirante para se apreciar o skyline da capital paulista também é uma ótima opção de área de lazer nos finais de semana.

Por se tratar de um lote urbano em um bairro já consolidado optamos por empregar grandes áreas de paisagismo na frente e nos fundos da implantação e também na sacada da suíte principal com o objetivo de agregarmos maior privacidade nas áreas internas além de contribuir para a melhoria do desempenho térmico de todas as construções ao redor.