Local: São Paulo, SP
Área da Construção: 250 m²
Área do Terreno: 700 m²
Local: São Paulo, SP
Área do Terreno: 700 m²
Área da Construção: 250 m²
Ano do Projeto: 2019 - 2021
Período de Execução: -
Equipe: Pedro Cornetta, Luigi Borges, Renan Antiqueira
Projetos Complementares: Latar
Supraestrutura: Estrutura metálica
Lajes: Laje painel de concreto
Cobertura: Terraço com piso drenante
Vedações: Painel de aço corten contraplacado com drywall
Projeto para uma eco house pré-fabricada a ser construída na cidade de São Paulo em terreno com forte aclive.
O respeito ao lugar e a sustentabilidade dão o tom deste trabalho cuja implantação e técnicas construtivas constituem um conjunto cujo objetivo é zelar o máximo possível pelas árvores nativas existentes e pela manutenção da topografia do lote.
Com a intenção de minimizar a movimentação de terra na obra desta eco house optamos pelo estabelecimento de três níveis para o projeto: o primeiro se localiza no nível da calçada e abriga um dos acessos, garagem para dois carros, oficina e depósito. O nível intermediário, que pode ser acessado tanto pela garagem como pela calçada (via escada externa) constituí o piso principal da casa e abriga as áreas de convívio e varanda. O terceiro piso abriga o bloco privativo da residência contituído de três suítes. A implantação dividida em três blocos permitiu melhor adequação ao terreno.
A adoção da pré-fabricação metálica como solução construtiva se mostra como interessante partido pois permite, além da redução das operações dentro canteiro de obras, obtermos uma estrutura bem mais leve e também vãos livres mais generosos, ocasionando assim a redução da quantidade de apoios da casa e a simplificação da execução das fundações, etapa sempre muito complicada em terrenos com grande quantidade de árvores e alta declividade.
A concepção do corpo principal da casa é constituída basicamente por dois volumes prismáticos retangulares apoiados perpendicularmente um sobre o outro. Este partido permite, além de uma melhor insolação matinal no bloco dos dormitórios, a criação de um terraço sobre o pavimento térreo que servirá como extensão da área de lazer sombreado pelas copas das árvores.
A Casa Gatti representa um convite ao pensamento crítico acerca do modelo de urbanização em nossas grandes cidades. O objetivo final é propor, muito além da construção de uma casa, a implementação de um verdadeiro recanto verde em pleno coração de São Paulo através do respeito ao lugar, a natureza e pela integração entre a residência e seu entorno.