Projeto para uma de nossas casas em aço e madeira com cerca de 350 m² a ser construída na cidade de Buritama, SP.

A morfologia e a insolação do terreno são os elementos norteadores deste trabalho. O lote em questão, dotado de um desenho extremamente alongado, acabou por determinar toda a morfologia da arquitetura proposta. A concepção fora baseada na implantação de duas lâminas compridas: a primeira delas, em concreto aparente, serve como laje-piso e permite ao programa residencial se desenvolver em um único nível independentemente do relevo natural no entorno. A segunda lâmina, em aço e madeira, constitui a cobertura da residência e abarca todo o programa interno e estende-se para os espaços externos na forma de uma grande varanda e generosos beirais. A contraposição desta duas longas lâminas paralelas e contrapostas a topografia natural acaba por demarcar, de maneira sóbria e precisa, o objeto arquitetônico em meio a paisagem.

A influência da insolação, predominantemente leste-oeste, também acaba por moldar o corpo da arquitetura sugerindo a existência dos grandes beirais na fachada conjugados ao paisagismo, de maneira a controlar de maneira eficiente a incidência solar direta durante o período da manhã. A este conjunto também soma-se elegantes brises verticais em madeira, cuja finalidade é o de trazer maior privacidade aos espaços internos.

Este projeto pode ser entendido basicamente como um longo retângulo dividido em três alas distintas: a primeira, próxima à esquina, é a ala privativa contendo quatro suítes. A ala central é o acesso de pedestres e autos, composta pela garagem coberta e pelo grande jardim interno e a terceira é a ala do convívio. O espaço proposto para a área de convivência é um grande salão integrado contendo sala de estar, jantar, cozinha e varanda. A este complexo soma-se também um solário descoberto e uma piscina com um belíssimo mirante para a área de preservação ambiental contígua.