Projeto para casa sustentável a ser construída no município de Santo Antônio do Pinhal, São Paulo.

A sustentabilidade foi o principal conceito norteador deste trabalho, desde a proposta de implantação até o detalhamento do escopo construtivo utilizado. O respeito ao lugar e suas características naturais é o foco do projeto, cujo objetivo é o de minimizar, na medida do possível, os impactos ambientais da construção na região.

O terreno em questão, caracterizado por topografia acidentada, possui mais de 3 mil metros quadrados plenamente arborizados. Para a escolha do local analisamos a drenagem natural do mesmo e as regiões com menor quantidade de árvores. Foram elaborados estudos com varios gabaritos diferentes dentro da mesma área construída proposta e foi eleito o desenho que impactará o mínimo possível o local utilizando como parâmetro o volume de movimentação de terra e a quantidade de árvores suprimidas. No desenvolvimento posterior optamos por alinhar as principais aberturas da casa com o leste-nordeste, a fim de obtermos ótima qualidade de luz em meio ao bosque durante todo o ano, além de privilegiar a vista para a belíssima Pedra do Baú, conhecido monumento geológico da região.

A adoção do gabarito em três pavimentos permitiu a separação clara entre os espaços “servidores” da garagem, depósito e serviço e o espaço residencial. Esta divisão também encontra paralelo no uso da madeira como solução estrutural nos pavimentos térreo e superior e no concreto no pavimento inferior. O uso de um escopo construtivo mais leve em Madeira Laminada Colada nos dois pavimentos principais tem por objetivo, além da praticidade em obra, estreitar a relação da área interna da residência e seu entorno à medida que obtemos peças mais esbeltas, vão maiores e coberturas mais suaves.

Com o intuito de se minimizar as manutenções prediais periódicas em terreno deste tipo optamos por trabalhar os materiais da construção desta casa sustentável da forma mais natural possível: estrutura em madeira engenheirada, vedações em aço corten, concreto aparente e alvenarias de rocha natural.