Local: Itu, SP

Área da Construção: 985 m²

Área do Terreno: 2.300 m²

Local: Itu, SP
Área do Terreno: 2.300 m²
Área da Construção: 985 m²

Ano do Projeto: 2023 - 2024
Período de Execução: -

Equipe: Pedro Cornetta, Renan Antiqueira, Laura Hilesmaa, Rachel Buzon
Projetos Complementares: -

Projeto pra residência com arquitetura minimalista de 985 m² no município de Itu, São Paulo.

As características topográficas do terreno em contraponto ao extenso programa residencial são os dois principais parâmetros que norteiam o desenvolvimento deste projeto. O lote em questão possui relevo em aclive, o que permitiu a implantação da casa em três pisos, sendo dois deles residenciais e um terceiro, embutido na fachada principal, para servir de garagem, depósito e apoio em geral. A locação da residência na porção central do terreno propicia a valorização da vista frontal por conta da cota de implantação mais elevada e também a implementação de um grande jardim frontal que funciona como um grande bolsão verde que, além do embelezamento da fachada, possui a função de agregar privacidade aos espaços de convívio da residência.

Os ambientes da casa foram divididos em blocos distintos. No pavimento térreo, no volume da frente, encontram-se todos os ambientes principais: estar, jantar, cozinha, varanda e piscina, todos abertos e conectados. No mesmo piso, ao fundo do lote, temos o bloco contendo dormitório de hóspedes e escritório. No pavimento superior projetamos um grande bloco privativo contendo quatro suítes e uma sala íntima com terraço. Todas as alas se interligam visualmente por meio de um grande jardim interno, localizado no coração da planta.

A linearidade e horizontalidade são características marcantes deste projeto e ficam evidentes na fachada de arquitetura minimalista, dotada de grande leveza mesmo se tratando de uma residência de grande proporções.

Supraestrutura: Estrutura metálica em perfis W

Lajes: Lajes maciças, steel deck

Cobertura: Manta de pvc

Vedações: Alvenaria, shou sugi ban