Local: Nova Lima, MG

Área da Construção: 400 m²

Área do Terreno: 800 m²

Local: Nova Lima, MG
Área do Terreno: 800 m²
Área da Construção: 400 m²

Ano do Projeto: 2021
Período de Execução: -

Equipe: Pedro Cornetta, Luigi Borges, Renan Antiqueira
Projetos Complementares: Latar Engenharia

Supraestrutura: Estrutura metálica laminada

Lajes: Lajes maciças de concreto, Steel deck

Cobertura: Telha termo acústica

Vedações: Painél de galvalume pré-pintado com isolamento em poliuretano injetado

Projeto para residência em estrutura metálica de aproximadamente 400 m² a ser construída na cidade de Nova Lima, Minas Gerais.

Elaborado para um terreno com aclividade de cerca de 10 metros, o projeto em questão tem como principal objetivo maximizar a integração da residência com a vista frontal. O posicionamento da varanda e piscina, situadas na primeira porção do terreno e sobre a laje da garagem, é essencial para este conceito de integração entre casa e paisagem à medida que convertem todo o pavimento térreo integrado em um grande mirante para a lagoa. A relação permeável da arquitetura com a paisagem também mostra-se, de maneira aguçada, na criação da grande sacada linear na fachada principal, que permite a suíte master expandir-se externamente num formato de grande varanda.

A concepção arquitetônica do trabalho adota a implantação em três pisos para melhor acomodação à topografia original e otimização da infra-estrutura. Dos três pavimentos, o inferior foi concebido em concreto pois, além de sustentar uma laje com piscina, também funciona como escoramento parcial do terreno. Os outros dois pavimentos foram concebidos utilizando-se a estrutura metálica em conjunto com lajes steel deck, vedações metálicas, divisórias em drywall e cobertura em telha termo-acústica. A adoção de um sistema construtivo mais leve no corpo principal da residência permitiu a implementação de vãos estruturais maiores e consequentemente uma maior fluidez entre os espaços internos e externos.

A integração com o entorno também se dá no âmbito paisagístico, relação que se torna evidente na criação de jardins suspensos em dois níveis: o primeiro junto a piscina, sobre a laje da garagem e outro nas longas floreiras metálicas que emolduram todo o pavimento superior.