Local: Joanópolis, SP

Área da Construção: 500 m²

Área do Terreno: 7000 m²

Local: Joanópolis, SP
Área do Terreno: 7000 m²
Área da Construção: 500 m²

Ano do Projeto: 2021
Período de Execução: -

Equipe: Pedro Cornetta, Luigi Borges, Renan Antiqueira
Projetos Complementares: Latar Engenharia, Rewood, Taipal

Supraestrutura: Madeira laminada colada (MLC), tirantes em aço, paredes em terra (taipa)

Lajes: Laje painel de concreto

Cobertura: Telha termo acústica

Vedações: Taipa (paredes de terra)

Projeto para casa em Joanópolis, SP, com cerca de 500 m².

Situado em um belíssimo terreno de grande declividade, o projeto tem como objetivo principal a valorização da paisagem circundante dotada de montanhas, mata nativa e uma represa, por meio de uma arquitetura leve e devidamente enraizada em seu substrato natural. O diálogo com os elementos naturais se dá em todos os âmbitos e permeia todas as decisões técnicas desde a escolha dos sistemas construtivos, dos estudos de insolação e ventilação até as decisões acerca dos materiais de finalização.

De toda uma gama de materiais envolvidos na concepção deste trabalho, dois deles se destacam: a madeira laminada colada e as paredes de taipa. A primeira é a escolha estrutural perfeita para os vigamentos devido seu baixíssimo peso próprio e alta versatilidade, o que propicia a adoção de uma estrutura com peças muito esbeltas e vãos abertos, integrando perfeitamente a casa a paisagem. O segundo material, a taipa (terra), foi empregado como solução para as paredes estruturais comprimidas devido sua incrível beleza e também por se mostrar como opção muito mais viável do que o concreto quando analisamos a questão sob o aspecto ecológico. Estas paredes utilizam a mesma terra que forma o relevo no entorno, tornando-se assim a materialização perfeita da sinergia entre arquitetura e paisagem

ENGLISH:
From a whole range of materials involved in the conception of this work, two of them stand out: glued laminated wood and rammed earth walls. The first is the perfect structural choice for beams due to its very low weight and high versatility. The second material, rammed earth, is used for structural walls due to its incredible beauty and also because it proved to be a much more viable option than concrete when analyzing the issue from an ecological perspective.