Local: Itaúna, MG

Área da Construção: 475 m²

Área do Terreno: 4.500 m²

Local: Itaúna, MG
Área do Terreno: 4.500 m²
Área da Construção: 475 m²

Ano do Projeto: 2023
Período de Execução: -

Equipe: Pedro Cornetta, Luigi Borges, Renan Antiqueira
Projetos Complementares: Latar

Supraestrutura: Concreto in loco, Madeira laminada colada (MLC)

Lajes: Lajes maciças de concreto aparente ripado

Cobertura: Telha termoacústica (PIR)

Vedações: Alvenaria de solo-cimento (tijolo ecológico)

Projeto para casa de madeira laminada colada a ser construída no município de Itaúna, Minas Gerais.

O estudo das características naturais do terreno determina completamente as diretrizes da implantação deste projeto. O lote em questão caracteriza-se pela grande extensão em comprimento, declividade suave porém constante, presença massiva de árvores adultas e pela existência de um riacho em sua divisa posterior. Tendo em vista estas questões, optamos pela implantação do projeto nas cotas mais altas do terreno onde conseguimos vista mais ampla e maior claridade em meio as copas das árvores, porém deixamos generoso recuo de mais de 20 metros em relação a calçada com o objetivo de preservar o conceito original de uma “casa no meio do mato”. O jardim frontal, além de agregar natural e exuberante beleza à arquitetura, também cumpre a função de aumentar a privacidade no interior da residência.

Toda a luz natural que adentra o interior da residência é filtrada pelas copas das árvores, rendilhando com luz e sombras os grandes planos de concreto, madeira e pedra. Esta luz tênue permite a implementação de grandes planos envidraçados semi panorâmicos no pavilhão principal. A busca pela integração fluída entre os ambientes internos e externos encontra seu ápice na criação da grande varanda suspensa contígua a sala de estar e no grande deck junto a piscina.

O generoso vão central foi cuidadosamente projetado e posicionado de maneira a cumprir tanto a função cotidiana de garagem coberta para três autos como também funcionar como área de lazer coberta. A grande laje de concreto encontra-se suspensa por meio de duas grandes vigas invertidas, também de concreto, que transformam-se em peitoril no piso superior. Todo este esforço de suspender o pavimento superior é recompesado pela obtenção de uma vista para os fundos do lote completamente desobstruída, permitindo assim a criação de uma linha narrativa integrando o jardim frontal, área de lazer, piscina e bosque.

Na fachada do pavimento superior destaca-se, além da estrutura de madeira laminada colada, o grande brise ripado de madeira que funciona para controlar a incidência solar durante o poente e também como elemento de privacidade.