Local: Cajamar, SP

Área da Construção: 650 m²

Área do Terreno: 4700 m²

Local: Cajamar, SP
Área do Terreno: 4700 m²
Área da Construção: 650 m²

Ano do Projeto: 2023 - 2024
Período de Execução:

Equipe: Pedro Cornetta, Renan Antiqueira, Rachel Buzon, Laura Hilesmaa
Projetos Complementares:

Projeto para casa de campo moderna de aproximadamente 650m² na cidade de Cajamar, São Paulo.

Implantado em terreno de grande declividade, o projeto preza pelo menor impacto ambiental por meio da adoção de dois parâmetros básicos: adequa-se a mancha de supressão previamente estabelecida e propõe a recuperação da encosta através do plantio de cobertura vegetal e espécies de árvores nativas.

Ainda focado na sustentabilidde e viabilidade fincanceira, propomos a residência em dois pavimentos, de maneira a se adequar melhor a topografia. O programa residencial é composto por duas suítes, living integrado, cozinha e varanda no pavimento superior (principal) e duas suítes secundárias, academia e garagem coberta no pavimento inferior, este último também acessado “em nível” utilizando a queda natural do terreno.

O modelo construtivo adotado, tendo em vista o custo x benefício, foi a estrutura metálica em perfis laminados, lajes painel e cobertura em telha termo-acústica. A adoção do aço na estrutura deste trabalho é de extrema importância, pois permite a criação dos imensos beirais de cobertura para proteção adequada das esquadrias e vidros na fachada principal, permitindo a plena apreciação da vista panorâmica.

Tendo em vista a durabilidade adotamos exclusivamente materiais in natura para os acabamentos, destacando-se o concreto aparente, a pedra bruta e alvenaria exposta. A paleta de tons terrosos, fortemente marcada pelo uso da cerâmica aparente, madeira e cor de pintura da estrutura, tem como objeto minimizar as manutenções neste tipo de localização.

Supraestrutura: Estrutura metálica em perfis W laminados

Lajes: Laje painel

Cobertura: Telha termo-acústica PIR

Vedações: Alvenaria aparente