Local: Araras, SP

Área da Construção: 300 m²

Área do Terreno: 900 m²

Local: Araras, SP
Área do Terreno: 900 m²
Área da Construção: 300 m²

Ano do Projeto: 2017
Período de Execução: 2018 - 2019

Equipe: Pedro Cornetta, Luigi Borges
Projetos Complementares: Latar

Supraestrutura: Estrutura metálica

Lajes: Steel deck

Cobertura: Telha termo acústica

Vedações: Painél de galvalume pré-pintado com isolamento em poliuretano injetado

Casa de alto padrão em estrutura metálica construída na cidade de Araras, SP.

O projeto visou otimizar a ocupação do lote por meio da implantação com garagem embutida utilizando o desnível natural e também valorizar a vista para o entorno com a locação da área de lazer e varanda voltadas para a esquina.

A construção, dividida em dois blocos, é composta de um corpo principal parcialmente pré-fabricado utilizando componentes metálicos e que faz o contraponto ao outro bloco semi-escavado e totalmente em concreto aparente. Para o primeiro, que abrange a maior parte do programa da residência, é proposto um modelo construtivo utilizando estrutura metálica, cobertura com telha termo-acústica, fechamentos externos em painéis isotérmicos metálicos, esquadrias em alumínio e vidro e divisórias internas em drywall com isolamento em lã de rocha ou similar. O emprego da estrutura de aço e soluções leves para divisórias e vedações nesta casa de alto padrão permitem, além de uma obra mais prática e ágil, uma maior amplitude no pavimento térreo à medida que se maximizam os vãos livres e possibilitam a criação de grandes planos envidraçados, estreitando assim a relação entre os espaços internos com a área de lazer e entorno. Para o bloco escavado, que abrange a garagem, depósito e casa de máquinas, a solução proposta é o emprego extenso do concreto aparente como solução para os muros de arrimos, laje e da grande viga frontal.

O contraste entre o bloco minimalista em aço e a base em concreto acaba por incentivar o uso de uma grande gama de opções para os acabamentos finais, que variam desde o emprego de chapas metálicas, madeira, concreto com fôrmas ripadas até a pedra natural. Esta riqueza de materiais e texturas também apoia-se na proposta da implementação de grandes áreas dedicadas ao paisagismo, com especial ênfase no canteiro localizado na esquina que, além de embelezar o conjunto, oferece uma maior privacidade na área de lazer.