Modelo de sobrado de aproximadamente 95 m2 em Araraquara, SP.

O trabalho em questão tem como principal objetivo a elaboração de um projeto arquitetônico de grande qualidade à partir de um orçamento extremamente limitado.
Para tanto, trabalhamos primeiramente com a ideia de compactação de toda a residência através de uma tipologia de loft com pavimento térreo todo integrado e dormitórios compactos no pavimento superior.

Neste projeto de loft utilizamos o conceito da minimização dos desperdícios de material através do uso da alvenaria racionalizada por meio de blocos estruturais aparentes; opção esta que evita os altos insumos advindos das perdas e quebras constantes dos tijolos e dos custos com emboço/reboco e pintura, além de dispensar o uso de formas para pilares.

Outro ponto de partida para este projeto de loft é o uso da estrutura metálica no pavimento superior, conferindo ao projeto um grande vão central de 9 metros sem acarretar custos extras com madeiramento para formas de concreto, que posteriormente seriam descartadas.

A leveza do pavimento superior neste modelo de sobrado é consequência do uso combinado e inteligente entre o aço e fechamentos internos em painéis tipo dry-wall e externos em placas cimentíceas e chapa corrugadas, ambos com isolante termo-acústico. Este fator é determinante para a economia global da obra, pois permite uma estrutura extremamente enxuta e eficaz, com destaque para a fachada treliçada e para o grande plano em laje painel aparente que cobre todos os ambientes do pavimento térreo.