Projeto para uma de nossas casas pré moldadas, com cerca de 300m2, a ser montada em Sertãozinho, interior de São Paulo.

O projeto é composto por dois volumes bem definidos: o menor, à frente, consiste de um pavilhão em aço e madeira cuja função é abrigar os carros e servir de acesso principal à residência. O outro, maior e ao fundo, abriga todas as áreas comuns (estar, cozinha, varanda, escritório) no térreo e três suítes no pavimento superior. Com a intenção de resguardar a privacidade no interior dos dormitórios recua-se ao máximo a implantação da casa em relação ao ponto da esquina, além do uso um sistema de janelas-painéis em madeira, que ajudam a bloquear a visão para o interior das suítes e também conferem a fachada uma belíssima textura natural, que contrasta com o tom neutro do concreto aparente.

A solução construtiva adotada, mesclando pré moldados em concreto e elementos em aço, se mostra particularmente eficiente, rápida e com ótimo custo-benefício no projeto em questão. Para o volume com dois pavimentos adotamos o sistema em concreto pré moldado para a estrutura principal e lajes alveolares pré moldadas protendidas para a estrutura do piso, que permitem vencer grandes vãos livres sem vigamento intermediário adicional, resultando em um projeto com design limpo, especialmente no caixote envidraçado do térreo. O uso dos painéis pré moldados como solução para os fechamentos externos no pavimento superior também se mostra como excelente alternativa, uma vez que possuem ótimo acabamento, não demandam etapas posteriores de finalização e reduzem drasticamente a necessidade de manutenção periódica. Na cobertura principal e nos anexos da garagem e pergolado da varanda adotamos o sistema de estrutura metálica e telha termo-acústica devido ao excelente custo-benefício e conforto do conjunto.

Este projeto aponta para novos rumos na construção civil partindo do emprego de sistemas de montagem aplicados ao setor residencial de maneira eficiente. Trata-se de uma construção rápida, com baixos índices de desperdícios, baixa manutenção, maior eficiência energética e excelente custo-benefício.