Projeto para sobrado com aproximadamente 250 m2 na cidade de Sertãozinho – SP

Nesta residência procuramos trabalhar o conceito de obra seca e montagem residencial com a intenção de fornecer aos nossos clientes uma casa moderna de grande qualidade arquitetônica, ótima durabilidade, fácil manutenção e tempo de obra reduzido. Para tanto, optamos por trabalhar com a estrutura metálica laminada convencional para os vãos livres maiores no pavilhão central, e com o sistema conhecido como light steel frame no bloco suspenso que abriga as 3 suítes do pavimento superior.

Os dois blocos que constituem o sobrado são facilmente distinguíveis: o pavilhão central e o bloco dos dormitórios. O primeiro abriga todos os ambientes de convívio: estar, cozinha, varanda e piscina, permitindo, através do uso da estrutura metálica, a maximização dos vãos e a implementação de grandes planos envidraçados, possibilitando assim a plena comunicação de todo o pavimento. A sala principal, localizada no coração do projeto, permite plena circulação e exaustão de ar por meio de sua cobertura mais alta, que também permite a integração visual entre o mezanino dos dormitórios e o pavimento inferior.

O bloco dos dormitórios caracteriza-se por ser bem mais fechado e recluso em relação ao exterior e em sua concepção foi empregado outro sistema que utilizamos em nossas casas pré fabricadas: o light steel frame. Este sistema construtivo é caracterizado pelo uso de uma gama variada de perfis metálicos super leves em sua estrutura, que propiciam ótimo custo benefício e tempo de execução bastante curto. Todos os fechamentos externos e internos no pavimento superior desta residência e de nossas outras casas pré fabricadas se dão através do uso de painéis diversos: gesso acartonado, placa cimentícea, madeira, chapa metálica, painéis isotérmicos, pré-moldados e outros, e todos possuem isolamento termo-acústico de ótimo desempenho através do uso da lã de rocha e devida proteção contra umidade por meio do uso de membranas de vento e vapor em toda a extensão de sua fachada.

Em linhas gerais, este projeto almeja a construção de uma casa ecológica, inteligente e moderna por meio de um projeto de arquitetura racionalizado que utiliza, desde sua concepção inicial, sistemas construtivos industrializados pré-fabricados caracterizados pelo prazo de montagem reduzido e pelo mínimo desperdício de material, mostrando-se, desta maneira, como uma excelente opção ao sistema tradicional de construção.