Projeto para uma de nossas casas minimalistas parcialmente industrializada com aproximadamente 250 m² a ser construída na cidade de Ribeirão Preto, interior de São Paulo.

O estudo do clima da região, quente e seco durante a maior parte do ano, norteou os principais aspectos referentes a concepção deste trabalho. Com a intenção se obter uma melhor regulação térmica da residência optou-se pela construção em dois blocos: o primeiro, com gabarito térreo, abriga o acesso, garagem coberta, escritório e suíte de hóspedes e está posicionado na porção frontal do lote. O segundo bloco, dotado de dois pavimentos, encontra-se localizado na porção central do lote e abriga, no pavimento térreo, as áreas de convívio e serviços e no pavimento superior estão localizadas três suítes. A ruptura do volume em dois blocos permitiu a inserção de um jardim bioclimático tropical no centro da planta, favorecendo a ventilação natural cruzada, aumentando a eficiência da iluminação natural e agregando maior umidade ao interior da casa.

A adoção do sistema estrutural utilizando pré-moldados de concreto protendidos, amplamente empregado em nossas casas minimalistas, propiciou a maximização do vão livre da casa e permitiu a integração total da área de convívio coberta (estar, jantar e cozinha) com a área de lazer externa dotada de deck e piscina. As fachadas laterais e frontal, constituídas basicamente por elementos em concreto aparente, demandarão mínima manutenção mesmo sendo expostas ao fortíssimo sol da região. A fachada posterior, totalmente abrigada do sol (face sul) e da chuva (grandes beirais de laje) foi concebida em madeira e, quando aberta, propiciará a total integração das suítes com a vista (desprovida de vizinhos). No pavimento térreo caixilhos em madeira foram utilizados com a intenção de criar uma relação mais íntima e harmoniosa da casa com o jardim além de contribuírem para um clima mais despojado.

A opção pela implantação multi-pavimentos acabou por liberar maior área para cultivo e jardinagem. Toda a região posterior do lote será destinada a implementação de um grande pomar com árvores frutíferas.

ESCOPO CONSTRUTIVO:

  • superestrutura: pré-moldados de concreto;
  • lajes: alveolares protendidas pré-moldadas;
  • cobertura: manta flexível sobre termo-isolamento em poliuretano;
  • vedações: painéis pré-moldados de concreto; siding em madeira maciça;
  • esquadrias: vidros caixilhados em madeira;
  • divisórias: drywall com isolamento em lã de rocha ou similar;
  • forrações: gesso estruturado e madeira;