Projeto para casa térrea em concreto aparente, pedra, estrutura metálica e madeira de aproximadamente 220 m² localizada na cidade de São Carlos, São Paulo.

Neste estudo buscamos elaborar uma proposta cuja residência se organizasse em torno de um pátio aberto central ajardinado que pudesse conferir íntima e estreita relação entre o espaço construído e o paisagismo e onde não exista clara demarcação entre o “dentro” e o “fora”. A planta é articulada em três blocos principais: o primeiro é destinado ao acesso, garagem coberta e sala de tv; o segundo é o “coração” do projeto, onde se encontram as áreas de convívio e o terceiro é o bloco privativo dos dormitórios.

O pavilhão principal abriga a cozinha, ilha multifuncional, sala de estar e também um mezanino, que poderá ser utilizado como escritório, biblioteca e que também poderá receber hóspedes. O generoso pé-direito aliado ao conjunto de esquadrias móveis permitirá ótimo conforto térmico por meio de ventilação natural cruzada. Apesar do intenso uso da transparência o pavilhão receberá insolação direta mínima devido ao grande beiral de dois metros que protegerá os planos envidraçados da insolação direta da face norte e que também confere proteção extra durante fortes chuvas.

Valendo-se de um abrangente escopo construtivo, este estudo residencial almeja o equilíbrio por meio do uso de variados sistemas construtivos e de suas implicações plásticas na obra finalizada, com especial ênfase no belíssimo contraste entre a leveza dos componentes industrializados metálicos da cobertura e as grandes empenas artesanais em pedra bruta e concreto aparente. O grande plano da cobertura principal situada a mais de 5 metros do chão repousa suavemente sobre os grandes maciços de alvenaria.

Neste projeto de casa de alto padrão utilizamos todo o nosso conhecimento adquirido em execuções de montagem de construções industrializadas porém buscamos fundir estes elementos com técnicas mais artesanais, com foco na alvenaria portante de pedra. Além do grande desafio técnico, o projeto pretende trabalhar o conhecimento construtivo em sua totalidade e mostrar que as técnicas modernas da construção industrializada podem trabalhar harmonicamente em conjunto com o “saber construtivo” tradicional.