Projeto para casa ecológica de 200 m2 na cidade de Ribeirão Preto, São Paulo.

Este projeto se apresenta como alternativa real e economicamente viável ao sistema de construção tradicional, calcado no uso da alvenaria e do concreto armado e marcado pelos altos índices de desperdício e atrasos demasiados.

O estudo apresenta uma casa ecológica pensada à partir do uso da estrutura metálica tubular no pavimento térreo e do Light Steel Frame (LSF) no pavimento superior, todo revestido em madeira tipo pinus tratado de reflorestamento. Este conjunto de opções permitem que o esqueleto da casa seja montando em apenas alguns dias, propiciando um canteiro de obras mais ágil.

A opção pelos fechamentos em painéis se mostra como ótima alternativa à alvenaria pois permite execuções muito mais ágeis e precisas, com todo o plaqueamento sendo entregue já cortado e ajustado para as dimensões da casa. O plaqueamento se baseia num sistema composto de gesso acartonado + lã de rocha para as áreas internas e gesso acartonado + lã de rocha + osb + madeira para os fechamentos externos. Este conjunto propicia um isolamento termo-acústico excelente, além de ótima estanqueidade e resistência à umidade. Permite também grande facilidade de manutenção.

Além do volume prismático em madeira, se destaca também no conjunto o grande jardim suspenso na fachada frontal, atuando como elemento paisagístico e também como barreira térmica para os dormitórios, cuja parede está voltada para o oeste.